CALENDÁRIO
CALENDÁRIO
24 de Maio de 2025
Comemorações do dia! 24-05-2024
Dia dos Ciganos

O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24 de maio de 2007, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, grupos formados da diáspora de um povo nômade originário do norte da Índia, que passou por várias regiões do Oriente Médio e Europa, e depois espalhou-se por outros continentes. Em Portugal, o Dia Nacional do Cigano é comemorado em 24 de junho, festa de S. João Baptista, dia tradicionalmente festejado pelos ciganos desse país. Em 8 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), que são a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas. O Dia Internacional dos Ciganos foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner.

Comemorações do dia! 24-05-2024
Dia de Santa Sara Kali

Há diversos contos sobre a santa e todos falam do fato de ela sofrer uma perseguição por conta de suas bênçãos. Em todas as partes deste mundo os festejos e comemorações em homenagem a Santa Sara Kali são feitos no dia 24 de maio. A cidade de Saintes Maries de la Mer, na qual a Santa foi enterrada fica localizada no Sul da França e peregrinos neste dia, vão até lá venerar a imagem de Sara na igreja de Notre Dame de La Mer.

Comemorações do dia! 24-05-2024
Dia de Egunitá

Egunitá ou Oro Iná, a Orixá que pertence ao Trono Feminino da Justiça e da Lei, carrega consigo como símbolos de seu poder : o raio, a estrela de 6 pontas e a espada. Sua missão é purificar os seres de toda energia negativa que os deixam desesperados e perdidos. Ela foi descoberta na Umbanda como uma Orixá da purificação, que retira os vícios e purifica o homem de todo excesso emocional. No Candomblé, Egunitá é conhecida como uma qualidade de Iansã. Portanto, é dentre os Orixás da Umbanda que seu mistério há pouco tempo foi revelado através de sua irradiação cósmica. Na linha da Justiça, Egunitá esquenta os ventos de Ogum, irradia o Ar de Iansã e potencializa o Fogo de Xangô, para assim os quatro poderem reger de forma Divina as Leis do mundo e trazer a resposta dos Orixás para todos. Totalmente racional, assim como Xangô, ela não será comovida por sentimentos e somente ajudará quem julgar merecedor, sua atuação em nossas vidas não depende de nossas própria vontade – já que quando nos encontramos desequilibrados ou viciados em algo, não somos capazes de decidir nada por conta própria – quando ela julgar necessário e de merecimento, Egunitá agirá rapidamente com seu poder de chama dissipada para limpar nossa alma e queimar toda energia negativa. Ela é também responsável pela regência da Linha dos Ciganos. A diferença de seu fogo para o de Xangô é o a de que ela é de fator negativo, ou seja, suas chamas consomem, enquanto o Orixá Xangô possui o fogo abrasador, que inflama.