HISTÓRIAS
Tema Orixá

Oxalá


Significado de Oxalá


Oxalá é a grafia de duas palavras homônimas e homógrafas de significados diferentes. Um tem origem árabe, da expressão "'in sha' allh", cujo significado é “se Deus quiser”, e que é utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça nesse sentido, é sinónimo de "tomara" ou "queira Deus". Em espanhol teve desenvolvimento semelhante e deu origem à palavra ojalá, exatamente com o mesmo significado de oxalá em português. O outro vem do iorubá Òrìsànlá, nome de um orixá também conhecido como Obatalá. "Oxalufã", "Oxaguiã" e "Obatalá" são termos procedentes da língua iorubá.

Oxalá é um nome genérico de vários Òrìxá funfun "branco", como são chamados diversos Orixás africanos no Brasil relacionados à cor branca e à criação do mundo.

Quem é Oxalá


Oxalá é um dos principais Orixás do culto ou religião de origem africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos. Esse Orixá é a própria manifestação da fé, da benignidade e de tudo o que se refere à positividade. Este Orixá é tido como a mais perfeita manifestação do bem e, por esse motivo, muitas vezes, é sincretizado com Jesus Cristo. É o primeiro Orixá criado por Olorum "Deus Supremo". Ele também é conhecido pelos nomes de Orixalá e Obatalá. A missão específica de Oxalá foi criar o mundo. Segundo as lendas, ele é o pai de todos os Orixás. Portanto, está acima de todos na hierarquia divina. Oxalá é considerado, tanto no Brasil como na África, como sendo o maior dos Orixás. Seus adeptos usam colares de contas brancas e vestem-se, igualmente, de branco.

Diz-se, na Bahia, que existem dezesseis qualidades ou caminhos de Oxalás, sendo, porém, dois os mais evocados: Oxalufan e Oxagiyan. Oxalá, Orixalá, Orixaguinã, Gunocô ou Obatalá é o Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de várias maneiras, sendo as duas principais qualidades: a forma jovem, em que Oxalá é chamado de Oxaguiã e seus símbolos são uma idá "espada", um pilão de metal branco e um escudo. Na sua forma idosa, Oxalá é chamado Oxalufã e seu símbolo é um cajado de metal chamado opaxorô.

A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul no candomblé. A de Oxalufam é somente branco. O dia consagrado para Oxalá moço é a sexta-feira e o domingo para Oxalá velho. Sua saudação é èpao, èpa bàbá!. Este Orixá simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana. Oxalá significa luz "oxa" branca "alá". É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertencem os olhos que veem tudo.

Acredita-se que Oxalá é a paz, a qual deve reinar entre todos os povos e ele a transmite aos que lhe pedem algum tipo de auxílio.

Qualidades ou caminhos de Oxalá


Qualidades ou caminhos de Oxalá:

  • OXALÁ AJAGEMO: Durante a sua festa anual em Edé, dança-se e representa-se com mímicas, um combate entre ele e Oluniwi, no qual Oluniwi sai vencedor.
  • OXALÁ AKIRE ou IKIRE: Guerreiro, combatente do mal, tem nobreza e riqueza, não aceita desrespeito e transforma em surdo e mudo a quem o negligencia.
  • OXALÁ ALASE OU OLÚROBO: Nesta passagem é o Senhor da chuva. E em uma certa vez salvou o mundo fazendo chover num período de seca.
  • OXALÁ ETÉKO: Neste caminho ele vive nas matas e se alimenta de carne branca, também caminha junto com Oxaguiã.
  • OXALÁ ETÉKO OBÁ DUGBE: Muito forte e guerreiro, defensor dos mais fracos. Neste caminho, segue com Orixalá.
  • OXALÁ LEJUBE: Esta qualidade de Oxalá e muito confundido com Oxalufan, pela sua característica de ser lento e medita muito antes de tomar decisões. Come com Yemonjá todas as carnes brancas e caminha sempre com Xango Ayrá.
  • OXALÁ OBATALÁ: Esta qualidade é de muito poder e não se faz um Oxalá Obatalá, pois é o senhor dos vivos e dos mortos. Ele é o mais velho. Chamado de “o Rei Branco”, senhor de todos os Oxalás. Para se cuidar deste Oxalá, é preciso antes de mais nada, fazer Oxum Apará.
  • OXALÁ OKÓ: Este é o Senhor da fertilidade da terra e da colheita do inhame. Dizem que é mais um Orixá Nagô, pouco conhecido. Usa como símbolo, um cajado de madeira, uma flauta de osso escravos e se veste de branco. É um Orixá raro, fazem o Opaxoró, em madeira.
  • OXALÁ OLOFON AJIGÚNA KOARI: Esta qualidade é mais conhecida como Oxalufan. Este Orixá quando acorda, solta um forte grito, acordando atodos os outros Orixás e com os seus gritos; assim fazendo as limpezas ou guerreando contra energias maléficas.
  • OXALÁ ORINXALÁ: Alguns usam também o nome de Obatalá. Este Orixá traz a carcterística de ser o único que teve uma só mulher, que é Yemonjá. Em seus locais de culto "Ilesin", é colocado as imagens dos dois Orixás, em cima de pontos riscados com efun e ficam cobertos.
  • OXALÁ OXALUFÃ: Sua cerimônia de saudação é de dezesseis dias em cada dezesseis dias, em seu templo "Ifon". Um dos Oxalás que traz grande sabedoria, por ter muitos anos. Sua característica é ser lento, porque é aleijado e anda com dificuldade e tem muito frio; mas mesmo assim, faz sua dança usando o Opaxoró. Em suas oferendas não se usa Sal, gosta de usar vestimentas Brancas.
  • OXALÁ OXOGUIÃ ou OXAGUIAN: Nesta qualidade é um Orixá guerreiro e jovem. Seu Templo esta em Ejigbô. Característica deste Orixá é que adora oferendas com inhames "Iyan" e é o único que usa colares com pedras azuis "Seguy", e dono do Atori. Nas tradições dos povos de bairros de Xolô e Oké Mapô, eles fazem uma cerimônia de luta entre eles usando varas. Caminha com Iroko e é ligado com Oyá. Come com Ogunjá, Oxossi Inle, Airá, Oyá, Onira e Exu.
  • OXALÁ OGIYAN EWÚLEE JIIGBO: Senhor de Ejigbô, conhecido pelo nome de OXOGUIÃ.
  • OXALÁ AJAGEMO: Para o qual durante a sua festa anual em Edé, dança-se e representa-se com mímicas, um combate entre ele e Oluniwi, no qual este último sai vencedor.
  • OXALÁ AKIRE: É um valente guerreiro. Tem grande prosperidade e não suporta as negligências das pessoas lhes causando surdez ou deixando-os mudos.
  • OXALÁ ALASE OU OLUOROGBO: Este Oxalá é considerado o salvador do mundo, por ter o poder de fazer chover em tempos de seca, trazendo força para as plantações e boa colheita.
  • OXALÁ ETÉKO: Esta qualidade de Oxalá é inquieto, vive nas matas e come carne branca. Muito ligado com Oxaguiã.
  • OXALÁ ETETO OBÁ DUGBE: Um dos Oxalás guerreiros. Caminha com Orixalá.
  • Gostos de Oxalá


  • Dia da semana: sexta-feira.
  • Saudação: Epá Babá.
  • Sincretismo: Jesus Cristo, N.Sr. do Bomfim.
  • Cor: Branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.
  • Simbolos: Oxagian - espada e "mão de pilão". Oxalufã - opaxorô, cajado.
  • Dia da semana: sexta-feira.
  • Data comemorativa: 25 de dezembro.
  • Comida: Canjica branca cozida, acaçá, massa de inhame, arroz, milho branco, uvas verdes.
  • Animais: Pomba branca, Igbin.
  • Oferendas: Velas brancas, palmas, rosas brancas.
  • Elementos: Terra, ar, fogo e água.
  • Características: Equelíbrio, tolerante, calmo, grande respeiml-4ilidade, força de vontade, confiabilidade.
  • Ervas: Tapete de Oxalá "boldo", Saião "Folha da fortuna", alecrim, manjericão, rosas brancas.
  • Filhos de Oxalá


    Os filhos de Oxalá na Umbanda geralmente são extremamente bondosos, calmos e dados a fazer caridade. Dentre suas principais características, estão a tranquilidade, a pureza, poder de observação e sua espiritualidade costuma chamar bastante atenção. Talvez por isso, as outras pessoas desejem e gostem tanto de estar ao lado dessas pessoas que são adoradas por todos, observadoras e espiritualizadas. Possuem uma presença marcante, pois carregam a autoridade e força de Oxalá.

    Oxalá se divide em duas personalidades, seus filhos também possuem essas características diferentes que modificam todo o seu modo de viver e agir em sociedade. Devido a aparência do pai, os filhos de Oxalufã tem aparência de mais velhos. São sábios e não guardam rancor pois sabem que sentimentos ruins só causam a própria destruição. Tem um gênio muito calmo e tranquilos, são amáveis, mas não tente enganá-los: eles não serão passados para trás. São perfeccionistas e exigem a mesma postura de quem convive com eles.

    É muito difícil tirar um filho de Oxalufan do sério, com sua paciência para analisar qualquer situação eles se mantêm equilibrados e são muito assertivos em suas escolhas. São pessoas que demonstram um maior amadurecimento desde jovens. O ponto negativo é a teimosia, acham que sempre estão certos e costumam fugir de problemas que não acham importantes fazendo com que vire uma bola de neve.